domingo, 27 de fevereiro de 2011

A historia da Nutella

A Historia da Nutella


Escrito por Luciene Gasparotto em Receitas

A Nutella como a conhecemos hoje nasceu oficialmente em 1964, mas sua origem data do período pós-guerra, em 1945 na pâtisserie Ferreiro em Alba no Piemonte, região norte da Itália.
Neste período havia pouco dinheiro e sobretudo as pessoas não podiam permitir-se gastar muito para comprar doce. Nesta época Mastro Piero Ferrero estava tentando criar um novo produto à base de chocolate que fosse mais barato mas sobretudo, gostoso. Numa noite, Mastro Ferrero teve a idéia de misturar a base do chocolate gianduia (gianduitto, produto típico do Piemonte, uma mistura de chocolate e avelãs) com manteiga de cacau produzindo uma espécie de massa semi-solida. Uma vez esta mistura resfriada numa superfície retangular, ela se transformou numa espécie sólida possível de ser cortada em pedaços. Assim nasce a Nutella. Seu primeiro nome era Giandujot, inspirado num clássico da pâtisserie piemontese. O novo produto atinge imediatamente um sucesso inesperado e Pietro Ferrero teria uma outra intuição genial: distribuir seu produto, não somente o doce em pedaços, mas também em porções reduzidas a serem vendidas individualmente.

No verão de 1949, o Giandujot derretia como neve sob o sol e os negociantes decidiram colocar o creme em vidros e revendê-la como creme para passar no pão. Outros contam que o chocolate que derretia na loja de Alba e o produto em questão foram imediatamente colocados em vidros e o novo produto era vendido com o nome de Supercrema, se tratava de um novo produto a base de chocolate, mais econômico que era colocado no mercado.



Em 1964 o filho de Pietro Ferrero, Michele, decide melhorar a formula fazendo-a mais macia e batizando com o nome de Nutella. A escolha deste nome não foi ao acaso, pois Nutella tem sua origem em Avelã (nociolli em Italiano). Há mais de 40 anos, Nutella agrada as crianças e os adultos do mundo inteiro.

Com esta maravilha de produto, podemos fazer receitas maravilhosas!

Mousse de Nutella

Ingredientes
1 pote (180g) de Nutella


100 ml de creme de leite fresco gelado


2 colheres de chá de açúcar


5 claras em ovos
Modo de Fazer

Meça o creme de leite e deixe gelar um pouquinho. Enquanto isso, separe as claras e coloque-as na tigela da batedeira. Pegue o creme de leite geladinho e bata com o fouet para arear e fazer bolinhas. Leve a Nutella ao fogo bem baixo, só para ficar mole (por precaução, segure a panela longe do fogo baixo), despeje o creme de leite na Nutella e misture bem.
Tire do fogo e reserve. Bata as claras em neve bem firmes, adicionando o açúcar antes de dar o ponto. Coloque delicamente as claras em neves na mistura de Nutella e creme de leite, sempre com movimentos circulares e tomando cuidado para não quebrar as bolinhas de ar (senão a mousse vira creme). Coloque em potinhos e leve à geladeira, resfriando por no mínimo 1 hora.

Dica : pistaches, avelãs e outras nozes ficam deliciosas picadinhas sobre a mousse na hora de servir. Esta mousse também pode ser recheio de mini-tortinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário